Pesquisar

Google
 

domingo, 3 de agosto de 2008

Conheça oito mentiras clássicas sobre saúde

Escrevo sobre medicina e saúde há 45 anos, e com certeza esbarrei em mais mitos e desinformação do que desejaria, variando dos absurdos aos perigosos. E, em dados momentos, eu também me deixei enganar por “fatos” que mais tarde foram negados pela ciência.

Alguns jornalistas e escritores do setor estão enfrentando esses problemas em livros recentes. Os mitos sobre os quais escreverei abaixo devem alguma coisa ao trabalho de Anahad O¿Connor e da Dra. Nancy Snyderman, bem como às minhas pesquisas. Veja se você está bem informado.

Beber oito copos de água ao dia
Acreditei por muito tempo que beber oito copos de água pura ou bebidas sem cafeína ao dia era importante para manter a hidratação do corpo e impedir constipação. Mas as pesquisas não encontraram provas que sustentem essa crença.

O Instituto de Medicina apontou em trabalho recente que as necessidades de líquidos do corpo podem ser atendidas de diversas maneiras, inclusive pelo consumo de café e chá (com ou sem cafeína) ou de frutas e legumes com alto teor de água.

A irritação causada por erva venenosa é contagiosa
A única maneira de contagiar outra pessoa com a irritação por erva venenosa que sua pele sente é se a resina da planta ainda estiver presente em suas mãos ou roupas. A irritação, uma dermatite, pode parecer contagiosa porque muitas vezes se desenvolve seqüencialmente, a depender de onde e quando a pele foi exposta. Coçar a área afetada não espalha a irritação, mas pode prolongá-la e causar infecção.

Loções e cremes comuns não costumam ajudar, e os que contêm anti-histamínicos, como o Benadryl, podem agravar a situação e causar reação alérgica. O melhor tratamento para a irritação é um esteróide, com hidrocortisona em uso tópico ou, em casos mais severos com prednisona por via oral. Use um pano úmido nas bolhas para acelerar a expulsão do líquido.

Limpe os ouvidos com cotonetes
Umbigos, talvez, mas não os ouvidos. Meu filho bem gostaria de ter sabido disso anos atrás, quando o filho dele, então com dois anos, decidiu imitar o pai e rompeu o tímpano com um cotonete. O dano exigiu reparo cirúrgico.

Snyderman aponta que o cotonete pode empurrar a cera para mais fundo no ouvido, gerando impacto e perda de audição.

Não nade depois de comer
Meus pais nos alertavam repetidamente que era preciso esperar uma hora antes de entrar na água, após as refeições. O conselho poderia ter sido útil caso meu plano fosse disputar uma competição, nadar por longa distância ou enfrentar uma corrente forte. Nunca é bom realizar exercícios cansativos de barriga cheia, porque isso pode resultar em cãibras. Mas os especialistas não vêem problema em um mergulho leve ou brincar um pouco na água depois de uma refeição.

Nadar depois de beber álcool pode ser perigoso, no entanto, porque reduz a sensatez.

Raspar pêlos faz com que eles cresçam mais rápido e mais grossos
O mito persiste ainda que um estudo conduzido 80 anos atrás já o tenha negado. Os pêlos raspados do corpo já estão mortos, e o fato de raspá-los não afeta em nada a velocidade de crescimento, que deriva dos folículos capilares vivos que existem por sob a pele. Os pêlos novos podem parecer mais escuros, porque não estiveram expostos ao sol ou a produtos químicos por muito tempo. Também podem parecer mais grossos porque o desgaste não os afetou.

Lavagens intestinais eliminam os venenos do organismo
Essas lavagens não têm qualquer valor médico conhecido e acarretam risco de danos ao reto ou aos intestinos. Os intestinos não são ’sujos’ e, a menos que doenças ou medicamentos venham a interferir com o processo, a natureza trabalha muito bem na condução da limpeza de dejetos. Caso você esteja preocupado com a presença de substâncias impuras em seu corpo, beber muita água ajuda o corpo a se livrar delas mais rápido.

Produtos naturais são mais seguros que os artificiais
Uma mulher me perguntou recentemente se era seguro usar “substitutos de hormônios bio-idênticos”. Temo que ela estivesse se referindo a estrógenos, e não existem provas confiáveis que sustentem a alegação de que eles são mais seguros do que variedades produzidas pelos químicos, as quais estão vinculadas a risco mais elevado de câncer e doenças cardíacas.

Lembre-se de que a natureza produziu algumas das mais perigosas substâncias que conhecemos, como o arsênico e a toxina do botulismo. E os químicos, de sua parte, produziram muitos medicamentos capazes de controlar ou curar muitos males potencialmente letais. Muitos medicamentos importantes são derivados de substâncias naturais que não só têm propriedades semelhantes à dos remédios mas efeitos colaterais igualmente parecidos.

Apenas testes clínicos cuidadosamente controlados permitem garantir a segurança de um medicamento natural ou artificial, e poucas substâncias naturais passaram por eles.

Só use analgésicos se a dor for séria
Na sala de espera de um médico, um dia desses, uma mulher esperou gemendo por 90 minutos antes de enfim pedir à enfermeira um analgésico de venda livre que aliviasse sua dor de cabeça. Embora muita gente veja pílulas como respostas a todos os males, outras pessoas evitam medicamentos a todo custo, para sua desvantagem.

Os analgésicos funcionam melhor se usados ao primeiro sinal de dor, e podem não funcionar de todo caso a pessoa espere demais antes de ingeri-los. Snyderman diz que deveríamos pensar em tomar um analgésico antes de iniciar atividades pesadas como jardinagem ou partir lenha, que costumam causar dores mais tarde. Antes que eu substituísse meus joelhos artríticos por próteses, eu costumava tomar dois analgésicos antes de entrar na quadra para uma partida de tênis.

The New York Times

Nenhum comentário: