Pesquisar

Google
 

sábado, 9 de agosto de 2008

Ministério da Saúde inicia campanha nacional de vacinação contra a rubéola

Colaboração para a Folha Online

O Ministério da Saúde inicia neste sábado (9) uma campanha de vacinação contra a rubéola em todo o país. A pasta estima que 70 milhões de pessoas sejam imunizadas até o dia 12 de setembro, quando termina a campanha.

Os interessados deverão procurar os postos de saúde fixos e volantes de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para receber uma dose da vacina.

Segundo o Ministério, no ano passado foram registrados 8.684 casos de rubéola no país. No Estado de São Paulo, o número de infectados foi alto. De acordo com a CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), no período foram registrados 1.659 casos.

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida pelo ar. Os principais sintomas são manchas no corpo, febre, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. Quando contraída por gestantes, pode comprometer o desenvolvimento do feto e até causar aborto.

A vacina contra a rubéola não é indicada apenas para pessoas em tratamento de câncer e Aids e mulheres grávidas. As gestantes poderão ser imunizadas somente após o parto, de acordo com o ministério.

Nenhum comentário: