Pesquisar

Google
 

domingo, 3 de agosto de 2008

Ministério da Saúde inicia dia 6 campanha contra rubéola

Umuarama/ Da Redação
Com agências

Uma megacampanha para vacinar homens e mulheres de 20 a 39 anos contra a rubéola começa no próximo dia 6. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 61,8 milhões de pessoas. Os homens dessa faixa etária são o principal foco da ação porque são eles que respondem pela maior parte dos casos no país. A campanha será realizada de 6 de agosto a 12 de setembro. Mesmo quem foi imunizado na campanha de 2001 será vacinado.
A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus do gênero Rubivírus, que atinge, principalmente, crianças. Entretanto, os casos mais graves da rubéola acontecem durante a gravidez. A síndrome da rubéola congênita acontece geralmente no primeiro trimestre de gestação e pode causar má-formação do feto e o bebê pode nascer com deficiência mental, problemas de visão e de coração.
O contágio é direto, provavelmente das vias respiratórias ou da mãe para o feto através da circulação comum. A vacina é o único método de prevenção, eficiente em quase 100% dos casos. Desde 1992, todos os postos de saúde do país distribuem de forma gratuita a vacina tríplice viral. As crianças devem receber a primeira dose após o primeiro ano de vida e, depois, entre os 4 e 6 anos. Mulheres que não tiveram a doença devem ser vacinadas antes de engravidar.

Na região
A Secretaria de Saúde de Iporã reuniu os Agentes de Saúde para discutir a campanha. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião, incluindo enfermeiros municipais, sob a coordenação da enfermeira Eloísa Garcia de Andrade Fante. Os profissionais foram orientados sobre a vacina para que, ao chegarem às residências, convençam a comunidade sobre a importância de receber a imunização.
De acordo com Fante os municípios estão realizando conscientizando os agentes para que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde seja atingida. “A Secretaria Municipal de Saúde vai visitar empresas do município onde há grande número de funcionários para facilitar a vacinação”, completou Fante.

Nenhum comentário: