Pesquisar

Google
 

sábado, 12 de abril de 2008

Bebidas refrescantes

Setenta por cento do corpo humano é composto por água, o que faz desse líquido algo essencial para a nossa sobrevivência. É cientificamente comprovado que é possível ficar mais tempo sem comer do que sem beber água. No verão, essa necessidade fica ainda mais clara, pois o risco de desidratação é iminente. As festas acabam deixando a situação ainda mais complicada, pois o consumo de bebidas alcoólicas aumenta. Incorporar outras opções de bebidas ao cardápio, principalmente no fim do ano, auxilia (e muito) a manter o equilíbrio do organismo.

Brindar com água de coco? Bebericar chá gelado durante a ceia? Optar por sucos naturais no almoço do dia seguinte? Estes hábitos são tão saborosos quanto beber refrigerante, cerveja ou vinho, e a sensação de bem estar é garantida. A água lubrifica, hidrata, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe as energias. Isso tudo pode ser conseguido também com o consumo de outras bebidas, sem excluir a água pura do dia-a-dia.

“A falta de água pode causar queda de cabelo, sono, perda de memória, indisposição, diminuição da circulação, inflamações, infecções, conjuntivite, sinusite, bronquite, dores de cabeça, pneumonia, falta de ar, problemas de pele, ossos e dentes fracos, perda de força, impotência e sangramentos. Só para citar alguns exemplos’, afirma a nutricionista Flavia Ramos. ‘Até aquela dorzinha de cabeça que você sente diariamente pode ser por falta de água’. A urina é um ótimo parâmetro: se a cor estiver muito amarelada, é sinal de que é preciso beber mais água.

Que tal misturar ingredientes? Melancia com água de côco, laranja com abacaxi e morango com acerola fornecem água, vitamina C e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Aposte também nas ervas, como hortelã, e nos sucos com verduras, como couve com laranja, cenoura com acerola e beterraba com tangerina. O sacolé, aquele saquinho plástico com suco de frutas dentro, pode virar ingredientes para um drinque super gostoso e leve. Não tenha medo de experimentar.

Sucos naturais (300 ml):

Abacaxi: 147 calorias

Acerola: 64 calorias

Banana: 129 calorias

Goiaba: 76 calorias

Graviola: 90 calorias

Kiwi: 98 calorias

Laranja: 229 calorias

Limão: 13 calorias

Maçã: 98 calorias

Maracujá: 90 calorias

Melancia: 79 calorias

Morango: 56 calorias

Pêra: 118 calorias

Nenhum comentário: